Dicas para melhorar os sintomas da menopausa.

A menopausa chegou? Confira essas dicas para melhorar seus sintomas.

 

Toda mudança do nosso corpo merece atenção e cuidado. Quando estamos no período pré-menstrual ou entramos em uma gestação, essas mudanças ficam mais evidentes. Com a menopausa não é diferente. Ondas de calor frequentes, suores no período da noite, aumento de peso, dificuldade para dormir e irritabilidade sem motivo, são só alguns dos sintomas dessa fase que pega todas as mulheres dos 45 aos 55 anos de idade. Isso tudo porque há uma queda brusca dos hormônios estrogênio e progesterona, causando desconfortos que deixam a vida das mulheres muito mais complicadas fisicamente e emocionalmente. Felizmente alguns alimentos podem te ajudar a rebater esses sintomas, por isso separamos alguns aqui. Confira!

 

Soja contra as ondas de calor:

Por ser rica em isoflavona, um fitoquímico eficiente contra os sintomas do fim da fertilidade, atuando como uma espécie de substituto do estrógeno, a soja é excelente para combater as ondas de calor insuportáveis que vêm durante a menopausa. Três colheres de soja cozida na alimentação diária já equivalem a 50 miligramas de isoflavona, quantidade suficiente para te “refrescar”. Além de ajudar com o calor, ajuda na irritação e insônia. Soja é sua melhor amiga, anote isso!

Magnésio contra o estresse:

Esse período é marcado por ondas de irritabilidade, e muitas vezes a gente nem sabe o motivo. Para ajudar com isso, alimentos ricos em magnésio são essenciais. Quando estamos com déficit desse mineral no organismo, rapidamente notamos algumas consequências, como a fadiga e carência de enzimas que produzem energia. Inclusive, estudos apontam baixas desse mineral em pessoas que sofrem de depressão. Faz sentido, não é?

Você encontra facilmente magnésio nas oleaginosas, como nozes, castanhas e amêndoas. Além de peixes como, por exemplo, atum e salmão.

Chá e redução do sódio, em favor da balança:

Esse período também é marcado por retenção de líquidos e aumento de peso. Para regrar a balança e não sofrer com os inchaços, é hora de tomar algumas medidas.

Para controlar a retenção, diminua a quantidade de sódio na alimentação. Quando falamos para reduzir o sódio, não falamos só do sal, ok? Enlatados, conservas e industrializados também precisam sair das prateleiras. Que tal fazer seu próprio molho de tomate? É uma ótima saída e fica muito mais gostoso, pode ter certeza.

Agora, para quem precisa regrar a balança, nada melhor que chá branco e chá verde.

Esses chás são ricos em catequinas com poder antioxidante, fazendo, assim, a eliminação de toxinas do organismo e normalizando os níveis de colesterol. Suas substâncias aumentam o metabolismo basal, ajudando a evitar e controlar gordura visceral.

Cálcio na luta contra a osteoporose:

É muito comum vermos mulheres, nesse período, sofrerem de osteopenia, que é a diminuição do mineral dos ossos que causa a tão temida osteoporose. Por isso, é inquestionável a necessidade de ingestão de alimentos ricos em cálcio como nabo, brócolis, folhas de mostarda, sardinha e ovos, por exemplo.  Inclusive, ovos em pó são excelentes e fáceis de armazenar e consumir.

Outra questão é que não adianta fazer um prato rico em cálcio se não evitar alimentos que dificultam a absorção, como por exemplo: café, chá preto e chá mate. Por outro lado, alimentos como castanhas e frutas cítricas podem potencializar essa absorção, e, por isso, devem ser combinados à dieta rica em cálcio para te ajudar a obter melhores resultados.

E aí, gostou? Então siga as nossas redes sociais e nosso blog e tenha sempre conteúdos de qualidade sobre alimentação, saúde e qualidade de vida.
Até mais!

*As informações contidas nesse texto não substituem as orientações dadas pelo seu médico e/ou nutricionista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *