Você sabia que a alimentação certa pode te ajudar a reduzir a ansiedade? Se ainda tem dúvidas, vamos te contar um pouquinho como.
A ansiedade pega de jeito muitas pessoas todos os dias, não é à toa que é chamada de mal do século. Acontece que boa parte dessas pessoas, em períodos elevados de ansiedade e estresse, acabam descontando na comida e muitas das vezes isso acaba em levá-las para o nível de obesidade ou quadros graves de saúde, por isso fizemos esta lista com alguns alimentos que podem te ajudar a conter a ansiedade. Confira.
Alimentos com zinco:
Ovos, fígado, castanhas de caju e ostras, são indispensáveis para quem está buscando uma alternativa de acalmar a mente. Por serem alimentos ricos em zinco, eles atuam na redução do estresse. Sua falta está sendo estudada como uma das causas da depressão e ansiedade.
Alimentos ricos em magnésio:
Espinafre e Acelga também são ótimos para forjar uma sensação de tranqüilidade. Alguns estudos mostraram que camundongos que tiveram o magnésio tirado de suas refeições, demonstraram quadros de ansiedade. Então, já sabe, espinafre e acelga no prato!
Aspargos:
Alguns estudantes da Academia Chinesa de Ciências Médicas começaram a estudar os benefícios dos aspargos após o governo chinês aprovar o uso de seu extrato na indústria alimentícia, a boa noticia é que esse vegetal é um excelente controlador de ansiedade e estresse, graças à forte presença do ácido fólico. Além de reduzir a ansiedade ele ajuda na prevenção de doenças do cérebro, é bom para a saúde do coração e auxilia a combater o câncer. Além de aspargos você pode encontrar ácido fólico em manga, couve-de-bruxela, brócolis, aveia e cogumelos.
Alimentos ricos em probióticos:
Além de melhorar a saúde do intestino em geral, o probiótico ajuda também na diminuição da ansiedade. Alimentos como picles, chuchu e vegetais conservados em salmoura, são excelentes fontes de probiótico. Que tal adicioná-los à sua dieta diária?
Antioxidantes:
Alimentos que possuem antioxidantes são excelentes para proteger as células saudáveis do organismo. As frutas vermelhas, por exemplo, são as que possuem maior nível de propriedades antioxidantes, reduzindo assim o cortisol presente em períodos de ansiedade elevada. Especiarias, como açafrão e o gengibre, também são excelentes na hora de se acalmar os nervos.
Viu quanta coisa boa para implementar na sua alimentação? Que tal começar aos poucos com o mais fácil de se encontrar?
Lembre-se de Compartilhar essas informações com quem está sofrendo de ansiedade e fique ligado nas nossas redes sociais, que temos sempre conteúdos especiais para você.
Até mais!
*As informações contidas nesse texto não substituem as orientações dadas pelo seu médico e/ou nutricionista.